Dia 16 – Maceió

Após tanta chuva, o sol finalmente apareceu. Como era nosso último dia de viagem, acordamos cedo para aproveitar bastante. Decidimos ir para a praia de Pajuçara e fazer o passeio até as piscinas naturais. Consultamos a tábua de marés e verificamos que o nível mais baixo da maré seria ao meio-dia. Este tipo de passeio só deve ser feito com a maré baixa e em dias ensolarados. Terminamos de tomar o café da manhã e pegamos um táxi.

Chegando ao local, ainda estávamos acertando o valor com o taxista e fomos abordados insistentemente por um jangadeiro. Não houve tempo sequer para ver o local ou conversar com outras pessoas. O cara foi tão chato, que decidimos procurar outra pessoa. O difícil foi nos livrar do camarada!

Havia um posto da polícia militar e conversei com o policial, que nos indicou um dos jangadeiros credenciados pela prefeitura. Acertamos como seria o passeio, a duração, o valor e embarcamos na jangada!

passeio 1 passeio 3 passeio 4

As piscinas ficam a 2 km da costa e o trajeto demora, em média, 20 minutos.

passeio 5 passeio 8 passeio 9

Embora a cor da água não seja a mesma que vimos nas fotos de divulgação, dá pra ver bem a areia no fundo das piscinas. A temperatura da água estava boa, mas não tanto quanto a das praias da Rota Ecológica. Como estamos na baixa temporada, o local não estava lotado. Existem “restaurantes” montados em cima das jangadas que ficam nas piscinas e nos oferecem de tudo: camarão, lagosta, peixes, cerveja, caipiroska, refrigerante. Decidimos ficar apenas na cervejinha e drinques, pois a visão do fogão foi desanimadora… ferro-velho puro!

Pegamos um pãozinho e fomos em busca dos tais peixinhos que habitam as piscinas. Estava um pouco incrédulo em relação a vê-los, pois achei que seria mais uma estória para valorizar o passeio. Mas realmente existem muitos peixes e eles comem, literalmente, nas nossas mãos!!

peixes1 peixes2 peixes3

peixes4 peixes5 passeio10

Ficamos conversando com outros turistas, apreciamos mais um pouco o local e retornamos para a praia.

passeio12 passeio13 passeio14

passeio19

Saímos de Pajuçara e aproveitamos o restante da tarde na praia de Ponta Verde.

pontaverde1 pontaverde2 pontaverde3

Deixe uma resposta