O estranho Zeitgeist brazuca

O Google tem vários serviços interessantes disponíveis. Um dos mais legais é o Google Zeitgeist, onde é possível ver quais são as palavras mais pesquisados no buscador a cada mês, separadas por países.

Zeitgeist é um termo de origem alemã, combinando Zeit (tempo) + Geist (espírito), que pode ser traduzido como “espírito do tempo”. É a expressão dos valores, medos e aspirações coletivas da sociedade em uma determinada época. Enfim, o tal Google Zeitgeist nos permite ter uma visão geral do que as pessoas estão procurando na internet.

E sabe quais foram as palavras mais procuradas pelos brasileiros em Outubro? Eis a lista:

1° lugar: fusca tuning
2° lugar: aracaju
3° lugar: saci
4° lugar: zeus
5° lugar: popeye
6° lugar: mensagens de natal
7° lugar: vanessa hudgens
8° lugar: gwen stefani
9° lugar: lotus
10° lugar: bart simpson
11° lugar: santa claus
12° lugar: zumbi dos palmares
13° lugar: cameron diaz
14° lugar: prefeitura sp
15° lugar: feng shui
 

Considerando que o Google é uma empresa séria e não disponibilizou uma lista falsa, concluí que estou completamente dissociado do “espírito coletivo” brasileiro!

Antes de acessar o resultado, pensei que encontraria termos como “Tropa de Elite”, “fanfarrão”, “Oktoberfest”, “Basílica de Aparecida” e outros que não me recordo agora. É claro que estas palavras estão associadas a minha realidade e não deveriam refletir exatamente o resultado do país todo.

Mas o fato de “fusca tuning” ser o top da lista me deixou perplexo! Eu sei que gosto não se discute, mas “tunar” um fusca deve ser alguma espécie de fetiche! Eu, que sequer pensei um dia em ter um fusca, não consigo imaginar um com aerofólio, spoiler, farol de milha e roda esportiva! Alías, não conseguia, pois procurei por “fotos fusca tuning” no Google e surgiram milhares delas!

 Turbinado!  Tem até aerofólio!

Fiquei examinando as outras palavras, tentando compreender o Zeitgeist brazuca, mas esta análise me deixou ainda mais confuso! Para algumas palavras, até consigo pensar em explicações, embora sejam fantasiosas. É o caso de “Aracaju”: o verão está chegando, as pessoas estão elaborando os seus roteiros de viagens, e por alguma razão pensaram na bela capital do estado de Sergipe. Assim como concluí que o grande número de buscas por “Saci” e “Zumbi dos Palmares” se deve a trabalhos escolares. É aquela velha estória de final de ano: o aluno precisando de pontos para evitar a reprovação (e uma boa surra em casa) e o professor já pensando em se livrar do diabinho, digo, aluno. Nada melhor que um trabalho valendo preciosos pontos sobre o folclore brasileiro, escravidão e outros temas abundantes do primário, que nem me recordo mais.

Saci perêrê

A tal “Vanessa Hudgens” está fazendo um baita sucesso com o filme “High School Music”. A “Gwen Stefani” também deve estar em ótimo momento na carreira, embora eu não me lembre de ouvir sequer uma música dela. O “Bart Simpson” pegou carona na estréia do filme “Os Simpson”. Os precavidos são os responsáveis por “Mensagens de natal” e “Santa Claus”, pois já querem pensar no Carnaval do ano que vem. E aos saudosistas atribuo o bom ranking do “Popeye”. E fica aí o exemplo: o saudosismo pode ser o espinafre que falta para algumas palavras que estão fora da lista!

Popai

Mas para as demais palavras não consegui pensar em uma explicação razóvel. É o caso de “Prefeitura de SP”, “feng shui” e “Lotus”. Alías, para esta última fica a dúvida se estamos tratando da flor, da equipe de Fórmula 1 ou de uma boate. Na verdade, não faz muita diferença mesmo. E o que dizer da palavra “Zeus”? Será que a comunidade grega no Brasil é tão grande assim? Ou será que nós, brasileiros, já estamos desesperados a ponto de rezar até para os deuses dos outros?

De qualquer maneira, o Google Zeitgeist é uma boa ferramenta que torna mais fácil a visão do que há na cabeça dos internautas brasileiros. O difícil mesmo é entendê-los!

2 Responses to “O estranho Zeitgeist brazuca”

  1. Elaine Paiva disse:

    Eu também não entendi as palavras mais “buscadas”, mas de uma coisa eu sei por perceber em visita a vários sites. Não importa sobre qual o assunto ele fale, simplesmente do nada vc vê nos mesmos sites de diferentes conteúdos, duas ou três palavras identicas falando sobre coisas diferentes.(rsr ficou meio confuso, mas é exatamente o que falei)
    Não sei se vem do zeitgeist ou de outro lugar, mas funciona.
    Sds…Elaine

  2. wellington disse:

    mano seu fusca verde ta muito daora mais vc tem que expor mais seu carro pra gente ver melhor blz um abraço …..

Trackbacks/Pingbacks

  1. Google Zeitgeist - Novembro 07 « O que se faz - [...] desta vez o resultado não me surpreendeu tanto quanto a lista do mês de Outubro. Acho que a febre…

Deixe uma resposta