Nada se cria, tudo se copia

É impressão minha ou a nova logomarca da Vale (antiga Companhia Vale do Rio Doce) é muito parecida com a logomarca do Banco Real? Além da forma, embora invertida, as cores também são muito semelhantes.

Vale Real

O mais interessante é que as duas logomarcas foram criadas pela empresa norte-americana Lippincott Mercer. Será que até o designer é o mesmo?

4 Responses to “Nada se cria, tudo se copia”

  1. Marcio disse:

    Achei que era porque eu já trabalhei no banco que tinha achado isso também, mas então não é. As cores são iguais!

    Ah, te linkei lá no A Janela Laranja

    Abs!

  2. Alexandre disse:

    Oi Márcio!

    Quando vi a logomarca pela primeira vez, fiquei incomodado, como se já tivesse visto algo semelhante. Fui pesquisar qual era a empresa que criou a nova proposta e ao consultar a relação de clientes… bingo: lá estava a marca do Real!

    Obrigado por linkar o blog na “Janela”. Já até chegaram visitantes aqui vindo do de lá! E já coloquei um link no “O que se faz” para seu blog também!

    Grande abraço!

  3. anelise disse:

    plágio, cópia, reprodução estamos todos sujeitos!

    O que conta então é a precaução somente? Precaução e cuidado com o registro de uma marca são sempre importantes, diria que é fundamental! E a criatividade, não entrando em méritos de bom ou mau design, porém em méritos de criação, desenho e posicionamento, onde fica?

    Falo da gigante Vale, antiga Vale do Rio Doce (www.vale.com.br) e da pequena Vitteli Calçados (www.vitelli.com.br). A primeira feita por uma ‘gigante’ norte-americana, a mesma que criou a marca do Amro Bank e a segunda, a segunda não sei dizer quem a criou, sei que a vi numa sacola e me pasmou a semelhança! Inclusive na sacola tem o mesmo “efeito ” do brilho no cone verde da Vale.

    Como usual o Brasil continua a se ausentar da criação de marcas nacionais, mesmo tendo muita capacidade e conhecimento para isto, é só olhar a Vitteli! Será que esta é a cultura do design brasileiro, a nossa desvalorização? Ou será que é a falta de posicionamento? Talvez sejam ambos. “Está na hora de discutirmos mais o design” e com razão, mestre Alexandre Wollner.

    esta situação me assusta, me assusta como designer e como brasileira.

    anelise

  4. rodrigo soares de melo disse:

    boa tarde, primeiramente quero dizer que a minha empresa esta só no papel por enquanto, estou com planos de criar uma empresa que fabrique rodas de liga-leve e estou pequisando para ver, se encontro algumas logomarcas criativas, que chame a atenção dos meus clientes e para que o meu empreedimento tenha garra no mercado nacional e mundial.

    att: Rodrigo Soares de Melo

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pessoas que VALEm!!! « Celebridades da Comunicação - [...] que acaba de lançar sua nova logomarca que está sendo muito criticada pelas pessoas como no blog O que…
  2. Uma discussão que Vale « O que se faz - [...] O que se faz « Nada se cria, tudo se copia [...]

Deixe uma resposta