Centenário do Galo: a festa continua

Sem dúvida alguma, o maior patrimônio do Clube Atlético Mineiro é a sua torcida. E foi ela a grande protagonista da festa do Centenário. Apesar de todos os problemas financeiros que o clube enfrenta atualmente, sem grandes conquistas nos últimos anos, além da vergonhosa queda para a segunda divisão em 2005, a Massa mostrou porque é reconhecida e temida por todos os adversários.

O que se viu em Belo Horizonte foi uma mobilização maciça dos atleticanos, com milhares de torcedores comemorando o Centenário do Galo nas ruas da capital! A festa começou antes mesmo da meia-noite. Muitos torcedores aguardaram a chegada do Centenário em vários bares espalhados por toda a cidade. Em frente a Sede de Lourdes, cerca de dois mil cinco mil torcedores (segundo o Corpo de Bombeiros) fizeram uma vigília à espera da virada do dia. A festa se estendeu pela madrugada com muita música, buzinaço e foguetório!

 Festa do Centenário

A Massa comemora o Centenário do Galo

Mas isso era só o começo! Hoje às 7 horas houve uma alvorada de fogos na Praça Sete, no centro de BH, que foi tomada pela torcida. 

 A Massa nas ruas

Às 9 horas, na Igreja de Boa Viagem, uma missa foi celebrada em comemoração ao Centenário.  E o que começou como uma missa tradicional, terminou como se fosse o Mineirão em dia de jogo de Galo! Centenas de torcedores levaram bandeiras, faixas e cantaram o hino do Clube ao final da cerimônia.  

Missa do Galo - foto de Bernardo Ferreira (O Globo)

Missa do Galo - foto de Bernardo Ferreira (O Globo)

Missa do Galo - foto de Bernardo Ferreira (O Globo)

Às 11 horas houve uma homenagem aos fundadores do Clube no coreto do Parque Municipal, marco da fundação do Galo.

Homenagem no Parque Municipal Galo Doido

E atendendo ao pedido do presidente Ziza Valadares, os torcedores saíram às ruas vestidos com as cores do Clube. Eu vi muitas, mas muitas camisas do Atlético por todos os lugares onde passei. Aqueles que não puderam trabalhar uniformizados, como eu, carregaram consigo alguma referência ao Clube, seja um pequeno botom, adesivo ou simplesmente vestidos de preto e branco.

E a festa vai continuar durante todo o ano. Amanhã mesmo já temos o jogo amistoso contra o Penarol, do Uruguai, no Mineirão. E na quinta, haverá uma grande festa no Palácio das Artes (e eu consegui um convite!).

Parabéns, Clube Atlético Mineiro! Parabéns, Massa!

Deixe uma resposta