Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa é um museu interativo sobre a língua portuguesa localizado no histórico edifício Estação da Luz.

No primeiro andar há um espaço para esposições temporárias. No segundo andar há uma grande galeria que lembra uma estação de trem e um grande túnel. Neste espaço há um grande telão de 106 metros de comprimento, onde são projetados vários filmes simultaneamente e tratando de diversos temas como cotidiano, dança, festas, carnaval, futebol, música, relações humanas e culinária.

Também no segundo andar há uma grande painel mostrando a “Linha do Tempo da Língua Portuguesa”. Nele são apresentadas as origens da língua portuguesa, com a evolução histórica da língua desde o latim  até os dias de hoje. O painel cobre um período de seis mil anos da história humana.

[youtube=http://br.youtube.com/watch?v=AQhZdvRlU6c]

Ao lado da Linha do Tempo existem vários totens onde o visitante pode ver objetos ou assistir a vídeos e animações relativas a línguas que formaram e influenciaram a língua portuguesa.

 

[youtube=http://br.youtube.com/watch?v=JJxo6LZNVC8]

No terceiro andar ficam o Auditório e a Praça da Língua. O Auditório possui um telão de nove metros de largura, onde é exibido um ótimo vídeo de dez minutos sobre o surgimento, história, diversidade, poder e importância das línguas para a humanidade.

Após o final do vídeo, o telão é recolhido automaticamente e dá acesso à Praça da Língua. A Praça é um grande anfiteatro onde vários vídeos são projetados no teto. Cada vídeo apresenta um grandes clássico da prosa e da poesia em sons e imagens. A apresentação dura vinte minutos e ao seu final o chão fica iluminado, apresentando trechos dos poemas vistos durante a sessão.

 O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 17h e o ingresso custa R$ 4,00.

Deixe uma resposta