Praia do Espelho: um pedaço do paraíso na Bahia

Presença constante na lista das praias mais bonitas do Brasil, a paradisíaca Praia do Espelho está localizada no extremo sul do litoral baiano, entre os distritos de Trancoso e Caraíva. O nome oficial da praia é Curuípe, mas era conhecida até meados da década de 1980 como Arão, o nome do patriarca de uma família de pescadores que iniciou a ocupação do local. O apelido de Espelho surgiu mais tarde, praticamente como uma ação de marketing, devido ao belíssimo efeito provocado pelo reflexo dos raios solares no mar durante a alvorada.

Mas para chegar a este paraíso é necessário pagar alguns pecados. Saindo de Trancoso é preciso enfrentar 20 km em uma estrada de terra com trechos bastante irregulares até a guarita do Condomínio Outeiro das Brisas, que dá acesso à praia. Partindo de Caraíva, são 15 km em uma estrada igualmente ruim até chegar à guarita.

guarita do Condomínio Outeiro das Brisas

De lá, é preciso seguir por mais 6 km em outra estrada de terra até a praia. Durante  este trajeto surgem algumas placas que deveriam ajudar o turista, mas só confundem. Algumas delas orientam seguir, logo depois de uma bifurcação, para a estrada da direita. Outras placas sinalizam que o caminho correto é o da esquerda. Mas, afinal, para qual lado está a Praia do Espelho? A verdade é que ambos os caminhos levam para a mesma praia. No entanto, o lado esquerdo possui um mar mais calmo e as pousadas e bares mais charmosos.

Para a direita ou esquerda? Vá para a esquerda!

Depois de mais alguns minutos sacolejando na estrada, chega-se a uma área de estacionamento. Aí é só descer por uma das escadas que dão acesso à praia, passar em meio a um coqueiral, e ser recompensado com esta bela visão!

Praia do Espelho

A praia é cercada por falésias que se estendem até Caraíva, no lado direito, e até o Condomínio Outeiro das Brisas, no lado esquerdo. O mar é calmo, com poucas ondas, bastante claro em tempo seco e com todos os tons de azul que se possa imaginar.

Praia do Espelho

Um grande coqueiral do lado esquerdo da praia abriga alguns dos bares mais charmosos do litoral brasileiro. As famigeradas cadeiras e mesas de plástico deram lugar a esteiras de taboa, almofadas de chita, mesas e camas à beira-mar. O primeiro a adotar este estilo na região foi o Bar do Baiano, cujo proprietário é genro do Arão, o pescador que foi o primeiro a se estabelecer na região.

Pousada e Restaurante do Baiano

O atendimento também é um diferencial no Espelho. Os funcionários dos bares e restaurantes são simpáticos e atenciosos, fornecem boas informações sobre o local, e em menos de 10 minutos já te tratam pelo nome. Com tanto conforto assim, o melhor a fazer é escolher uma espreguiçadeira debaixo da sombra de um coqueiro, esticar as pernas e saborear uma caipiroska de lima da pérsia ou, se preferir, uma cerveja bem gelada. Mas prepare o seu bolso, pois os preços são bastante salgados!

Caipiroska de lima da pérsia ou cerveja bem gelada?

A preocupação com a preservação dos recursos naturais e um desenvolvimento econômico sustentável faz parte da rotina da região. A Praia do Espelho está localizada em uma reserva extrativista de 90.000 hectares com regras especiais para a ocupação costeira, pesca e turismo. Lixeiras e cinzeiros estão espalhados por toda a praia.

Praia do Espelho

Consultar as Tábuas das Marés é um item essencial para aproveitar ao máximo a beleza local. É durante a maré baixa que se formam várias piscinas naturais na praia. Se a maré baixa ocorrer próximo ao meio dia, melhor ainda, pois a luz solar incide no mar em um ângulo que torna a água ainda mais clara! Durante este período é possível também caminhar para o canto esquerdo, contornar algumas pedras e ter acesso a outras praias.

Praia do Espelho - acesso à Praia dos Amores

Logo após as primeiras pedras começa a Praia dos Amores. É uma praia pequena, mas com uma mar calmo, quase sem ondas, com vários tons de azul e com algumas piscinas naturais.

Praia dos Amores

Continuando a caminhada para o lado esquerdo chega-se a Praia do Outeiro, que tem este nome devido ao condomínio estabelecido no alto da falésia. Durante a maré baixa a praia praticamente se torna um grande lago! Um extenso coqueiral contrasta com as paredes brancas da falésia e os tons de azul da água.

Praia do Outeiro

Antes de ir embora, ao chegar no estacionamento no alto da falésia, faça um favor a você mesmo: dê uma olhadinha pra trás e guarde em sua memória esta visão do paraíso!

Praia do Espelho

7 Responses to “Praia do Espelho: um pedaço do paraíso na Bahia”

  1. Alessandro A. disse:

    Alexandre, ficou muito bom esse post!!! Deu até vontade de largar tudo e pegar o primeiro avião para lá! :-)
    Eu não conheço a praia do espelho e tinhas dúvidas sobre como chegar e a beleza da região, mas seu post tirou todas as minhas dúvidas. Já está na listinha para quando eu for a Arraial.

    Abraços!

  2. Alexandre Costa disse:

    Oi Alessandro! Obrigado pelo elogio!

    Tinha vontade de conhecer o Espelho desde que o Riq começou a falar desta praia no VnV. Aproveitei um período de férias no sul da Bahia pra dar uma esticada até lá. A praia é belíssima mesmo e me arrependi de não ter passado a noite por lá! Dizem que o céu à noite fica muito bonito e o nascer do sol, com a luz refletindo no mar (o famoso Espelho) é sensacional!

    Um abraço!

  3. sergio disse:

    Oi Alexandre,Parabéns pelo post tá muito legal! Gostaria de fazer uma viajem agora no réveillon para as praias do sul..quero passar a virada em Troncoso, qual lugar entre caraiva arraial Trancoso ou vilarejo próximo você me indicaria para arriscar uma hospedagem barata p/ 2 pessoas de ultima hora quando chegássemos lá? difícil né? Agradeço se tiver alguma sugestão.
    Abs.

  4. Joseph disse:

    Espelho ou Curuipe é muito bonita, mas o must é Caraíva! Da pra vc ficar em Caraíva e visitar Curuipe em 1dia a pé na maré baixa e voltar de barco ou escuna, combinando antes em Caraíva, logicamente. Ou ir e voltar os 12 km de distância que os separam esperando duas mares baixas, mas haja hipoglos para as assaduras!

  5. Losc disse:

    Alguém sabe o nome da tábua das marés que tenho que consultar da praia do espelho?

Deixe uma resposta