As praias de Trancoso

Para quem não está hospedado em uma pousada “pé na areia”, ir à praia em Trancoso dá um certo trabalho. Não é necessário um super esforço, mas é preciso caminhar do alto da falésia até o mar. O melhor a fazer é curtir a paisagem no caminho até lá embaixo!

O ideal é começar o dia passeando pelo Quadrado. Aproveite para apreciar com tranquilidade o colorido das casinhas nas laterais da praça e depois vá até o mirante atrás da Igreja de São João. Olha aí! Você ainda não chegou na praia, mas já viu o mar!

Trancoso

Depois é só passar pelo cemitério ao lado da igreja (sim, no Quadrado tem de tudo, até cemitério!) e entrar no acesso para a praia, que começa bem estreito e com chão de terra, mas depois fica amplo e com calçamento de pedras. A última parte do trajeto é uma ponte estreita sobre o manguezal.

Trancoso

A Praia dos Coqueiros é a mais próxima do Quadrado, tem um mar calmo e, fazendo juz ao nome, muitos coqueiros. Várias barracas estão espalhadas pela praia, mas quase sempre lotadas de excursionistas da CVC. Fuja da muvuca, do amontoado de cadeiras e mesas de plástico, e escolha a Barraca do Jonas ou o Bar Cauim.

A Barraca do Jonas fica no lado direito da praia e é uma das mais tradicionais da região. O próprio Jonas leva os peixes frescos para os clientes escolherem. A marca registrada da barraca é uma deliciosa farofa de banana que vem como acompanhamento dos pescados. Já o Bar Cauim fica às margens do Rio Trancoso, isolado das demais barracas, e possui um charmoso mobiliário de madeira e palha com sofás e almofadas à beira-mar.

Praia dos Coqueiros

Para chegar à Praia dos Nativos é preciso atravessar o rio e caminhar para o lado esquerdo por uns 15 minutos. É uma praia tranquila, com menos frequentadores que a dos Coqueiros e com um mar bastante calmo. O Bar da Costa, que pertence à Pousada Estrela D´água, é a melhor opção para tomar uma caipiroska ou cerveja gelada e apreciar o vai-e-vem das ondas do mar.

Praia dos Nativos

A Pousada Estrela D´água está situada no local onde era a casa da cantora Gal Costa. É uma das poucas integrantes no país do luxuoso Relais & Chateaux, um grupo mundialmente conhecido por seus rigorosos padrões de qualidade. Vale a pena entrar para conhecer as belas instalações da pousada. Só de olhar as piscinas de borda infinita, de frente para o mar, me deu uma vontade de largar a pousadinha no Quadrado onde estava hospedado e ficar por aqui. Mas bastou saber o preço da diária pra bater uma saudade enorme daquela pousadinha! :-)

Pousada Estrela D´água

À direita do Rio Trancoso, a cerca de 20 minutos de caminhada, está a Praia do Rio Verde. É uma praia sossegada, com mar calmo e bares charmosos. Evite o primeiro bar da região, a Cabana dus Dotô, que além de agredir a ortografia ainda espalha suas cadeiras e mesas de plástico pela areia.

Uma das melhores opções nesta praia é o bar da charmosa pousada Bahia Bonita. Não há nada melhor para curtir um dia ensolarado do que relaxar em uma confortável cama com almofadas de chita e tomar uma cerveja gelada.

Praia do Rio Verde

E depois de tanto “esforço”, ainda dá tempo de fazer o caminho contrário e curtir, no finalzinho da tarde, um belo pôr do sol no Quadrado.

4 Responses to “As praias de Trancoso”

  1. Está tão bonito e gostoso de ler o blog, parabéns pelas excelentes mudanças.
    beijos

    • Alexandre Costa disse:

      Patrícia, obrigado pelos elogios! Fico feliz demais com o feedback, ainda mais vindo de alguém que tem um blog tão legal como o Turomaquia!

      Beijos!

  2. marta helena disse:

    Valeu demais Alexandre. Estava maluca com a ida para a praia do espelho. Suas informações salvaram as férias (evitam roubada, né?). Só uma mínima correção: a ponte de madeira é “sobre” o manguezal e não sob (que é embaixo). Desculpa, mas não me contive.
    Grata pelas informações. Peguei todas as dicas disponíveis de Trancoso e Arraial.

    • Alexandre Costa disse:

      Olá Marta!

      Fico feliz que as informações tenham ajudado no seu planejamento de viagem.
      Em relação ao erro no texto, já alterei. Obrigado pelo feedback!

      Um abraço!

Trackbacks/Pingbacks

  1. As praias de Trancoso | Trip Drops - [...] Site: www.oquesefaz.com Amplify’d from www.oquesefaz.com [...]

Deixe uma resposta