Arraial d´Ajuda: a charmosa Rua do Mucugê

A Rua do Mucugê está para Arraial d´Ajuda assim como o Quadrado está para Trancoso. Embora não conte com as casinhas coloridas nas laterais da rua ou o jeitão sempre pacato da famosa praça de Trancoso, a Mucugê talvez seja a rua mais charmosa de um vilarejo litorâneo do país. Repleta de lojas, bares e restaurantes descolados e arrumadinhos, ela é o coração do Arraial.

Mas a Rua do Mucugê é um local de contrastes. Durante o dia o comércio permanece fechado e o movimento em suas ladeiras se resume ao fluxo de turistas em direção às praias. E em determinados momentos do dia não se encontra viva alma perambulando por seus paralelepípedos.

Rua do Mucugê - Arraial d´Ajuda

Basta o sol se aproximar do horizonte para mudar este panorama. O que era quase um deserto se transforma em uma procissão de banhistas subindo a ladeira. A maioria encara o trajeto a pé, outros vão de carro, e os mais corajosos encaram a subida de moto táxi, um esporte radical muito praticado na região!

Para quem ficou na praia apenas à base de petiscos e ainda está com fome, é hora de procurar um lugar pra fazer uma refeição mais substancial. Uma opção boa e barata é o restaurante do Paulo Pescador, localizado no final da Rua do Mucugê, em frente à Praça São Brás. É um estabelecimento familiar e o próprio Paulo está sempre andando entre as mesas, conversando com os clientes e conferindo se está tudo certo. As porções são generosas, bem temperadas e servidas dentro de uma cuia de madeira. Pode não ser um manjar dos deuses, mas o preço é justo e o atendimento é muito bom!

Restaurante do Paulo Pescador

Saciada a fome, ainda dá tempo de curtir o pôr do sol no centro histórico do Arraial e conhecer a Igreja de Nossa Senhora d´Ajuda, construída em 1549 pelos jesuítas. Atrás da igrejinha há um mirante com visão privilegiada das praias.

Igreja de Nossa Senhora d´Ajuda

Além da igrejinha, o centro histórico está abarrotado de lojas que vendem artigos de artesanato e roupas. Caminhando por estas ruas é possível observar algumas pérolas do comércio local, como a loja Sinderela (imagine Walt Disney se revirando no túmulo), ou tentar decifrar o slogan sob forma de enigma do Laboratório!

Arraial d´Ajuda

Mas é à noite que a Rua do Mucugê realmente ganha vida. Por volta das 21h já é constante o vai-e-vem de pessoas examinando os cardápios dos bares, conferindo onde está mais animado e verificando a programação musical. E se engana quem pensa que só toca axé por estas bandas! Também tem MPB, bossa nova e até o bom e velho rock ‘n’ roll.

Rua do Mucugê - Arraial d´Ajuda

E opção de lugares para curtir a noite é o que não falta na Rua do Mucugê. O Beco das Cores, uma espécie de galeria a céu aberto, tem vários bares e muita animação. O restaurante Aipim, que possui uma decoração caprichada, conta com o cardápio mais elaborado do Mucugê. No Girassol é possível se divertir com uma partida de sinuca enquanto acompanha o show. O La Morocha está sempre lotado e com música ao vivo. Para os carnívoros de plantão, o Bois nos Ares tem um suculento bife de chorizo. E para quem é fã da culinária asiática, o Godzilla é a escolha certa.

Rua do Mucugê - Arraial d´Ajuda

Seja qual for a escolha, a diversão até o amanhecer é uma certeza na Rua do Mucugê.

Deixe uma resposta