As praias de Arraial d´Ajuda: do Araçaipe a Pitinga

Ir à praia em Arraial d´Ajuda começa sempre com uma caminhada ladeira abaixo pela Rua do Mucugê. E como na descida todo santo ajuda, em poucos minutos você já está com os pés na areia!

Rua do Mucugê - Arraial d´Ajuda

Embora a Mucugê seja uma das ruas mais charmosas do litoral brasileiro, o mesmo não se pode dizer da Praia do Mucugê. O acesso à praia já é um péssimo cartão de visitas do que se encontra por ali. Mais alguns passos adiante e você vê o mar… de mesas e cadeiras de plástico espalhados pela areia e uma multidão de banhistas. Pode piorar? Sim! Ainda tem o som alto com músicas de qualidade duvidosa vindo de algumas barracas e até cavalos trotando pela areia. No meu entendimento, cavalo e praia são incompatíveis!

Praia do Mucugê - Arraial d´Ajuda

Felizmente existem outras praias no Arraial. E muito melhores! Uma delas é a Praia do Araçaipe, que fica no chamado Caminho da Balsa, entre as Praias do Apaga-Fogo e dos Pescadores, a 40 minutos de caminhada da Mucugê. É uma praia bonita, tranquila e com um mar calmo e azul. Na maré baixa surgem piscinas naturais devido à presença dos recifes de corais. E a maior vantagem é que a horda de turistas que toma conta de outras praias não dá as caras no Araçaipe.

Praia do Araçaipe - Arraial d´Ajuda

Os bares de praia no Araçaipe são poucos, mas descolados. O mais frequentado é o Bar do Sting, que fica debaixo de um coqueiral e tem instalações charmosas. O local é point de velejadores e moradores do Arraial. Peça a sua cerveja gelada e se acomode nas cadeiras de madeira em frente à praia, nas mesas debaixo dos coqueiros ou relaxe nas confortáveis esteiras de palha com almofadas.

Praia do Araçaipe - Arraial d´Ajuda

Outra ótima opção é a Praia da Pitinga, que fica entre as praias do Parracho e do Taípe, a 25 minutos de caminhada da Mucugê. É uma das praias mais bonitas da região devido ao contraste do mar azul com as paredes brancas das falésias, cobertas em partes por uma vegetação. No canto esquerdo da praia existem algumas pedras que na maré baixa formam várias piscinas naturais.

Praia da Pitinga - Arraial d´Ajuda

O centro da praia está tomado por bares, alguns arrumadinhos, outros nem tanto. Mas no canto esquerdo, próximo às pedras, existem alguns bares mais afastados e bacanas. Um deles é o Bar do Pirata, que possui cadeiras e mesas de madeiras, além de pequenas tendas espalhadas pela areia.

Praia da Pitinga - Arraial d´Ajuda

Como todo bar que se preze, cerveja gelada não falta. E sendo um bom pirata, o papagaio está sempre presente!

Praia da Pitinga - Arraial d´Ajuda

Deixe uma resposta