Heineken Experience: uma aula de cerveja e marketing

Heineken Experience

A Heineken é uma das marcas de cerveja mais famosas do mundo. Fundada na Holanda em 1863, a cervejaria iniciou sua expansão mundial um século depois e atualmente possui 140 fábricas em mais de 70 países. A primeira fábrica da empresa, localizada em Amsterdam, permaneceu em funcionamento até ser desativada em 1988. Em 1991 parte do prédio foi demolida e um centro de informações da Heineken foi instalado no local. E em 2001 a cervejaria encomendou um projeto junto à BRC imagination and Arts, uma das empresas de marketing de experiência mais importantes do mundo, para a criação do Heineken Experience, um museu interativo que conta a trajetória da marca e o processo de fabricação da sua cerveja. Para quem adora beber uma cerveja, como eu, esta é uma atração turística imperdível em Amsterdam. E para quem é um profissional da área de Marketing, o que também é o meu caso, o Heineken Experience é um verdadeiro parque de diversões!

A gestão de uma marca com o objetivo de posicioná-la no mercado e obter relevância na mente dos consumidores é denominada de Branding. Quanto mais satisfatória for a imagem que o consumidor tiver de uma marca, maiores são as chances de mantê-lo fiel a ela. E a principal atividade de Branding é gerenciar todo o contato que o consumidor tenha com a marca para garantir que esta experiência exceda as expectativas dele. No Heineken Experience este contato com a marca é planejado minuciosamente para que a experiência vivida seja a melhor possível.

Heineken Experience

O tour ao museu se inicia com a exibição de um divertido vídeo, projetado em um amplo bar, que apresenta a história da Heineken desde a sua origem até os dias atuais. No espaço ao lado deste bar estão expostas algumas garrafas, rótulos e peças publicitárias utilizadas pela empresa ao longo dos anos. É interessante perceber como o logotipo da empresa foi evoluindo até chegar ao utilizado atualmente. A mesma percepção se aplica às garrafas que, devido aos avanços no processo de envasamento da cerveja, passaram de recipientes rústicos para premiadas peças de design.

Heineken Experience

A continuação do tour leva a um amplo espaço onde estão instaladas enormes caldeiras. Por meio de pequenas janelas é possível colocar a cabeça dentro de cada uma delas e assistir a filmes que apresentam partes do processo de fabricação da cerveja. Neste espaço há também a presença de um funcionário do museu que apresenta os ingredientes necessários para iniciar a fabricação da cerveja, como a cevada, o lúpulo e o malte. É possível experimentar o líquido formado pela mistura destes ingredientes antes do início da fermentação, cujo aspecto é de uma água suja. Infelizmente o gosto também é!

Heineken Experience

Uma das atrações mais interessantes é realizada em uma sala chamada de Brew U, onde experimenta-se a sensação de ser uma cerveja em processo de fabricação. Sincronizado com as cenas de um vídeo narrado em inglês por um cômico personagem, acontece de tudo: gotas de água dispersam pela sala durante a mistura dos ingredientes, calor no momento da fermentação, vento durante a etapa de resfriamento e o chão tremendo continuamente durante o processo de envasamento da cerveja em garrafas até o transporte e entrega da garrafa um bar.

Heineken Experience

E de tanto falar em cerveja, chega o momento de beber uma dose bem gelada! Mas não antes de ouvir outro funcionário do Heineken Experience explanar sobre como preparar o copo, servir e degustar uma cerveja. A explicação é bem interessante e aborda alguns critérios para avaliar a qualidade da cerveja, como a cor, o cheiro e até mesmo a quantidade de bolhas formadas no fundo do copo!

Heineken Experience

Pensa que acabou? Não! A experiência continua!

Heineken Experience

Em uma sala totalmente decorada com mobiliário da cor verde (porque será que usaram esta cor?) são exibidos vídeos de shows e eventos esportivos patrocinados pela Heineken no mundo todo. É uma incontestável amostra da força e presença mundial da marca.

Heineken Experience

A penúltima etapa do tour ao Heineken Experience é um ótimo exemplo do uso da interativade em museus. Um imenso salão abriga inúmeros aparelhos que estabelecem formas descontraídas de contato com a marca. Alguns permitem a gravação de vídeos musicais ou sob forma de depoimento que podem ser enviados por e-mail. Outros aparelhos apresentam um jogo interativo onde é possível liberar o James Bond que existe dentro de cada pessoa. Há ainda uma chopeira eletrônica que ensina técnicas para servir aquele chopp perfeito. Pena que o chopp é virtual! Mas nem tudo é eletrônico: uma mesa de pebolim simula um estádio de futebol pronto para receber uma partida da Champions League, o principal campeonato disputado entre os clubes europeus. Não precisa dizer que o torneio é patrocinado pela Heineken, precisa?

Heineken Experience

E para fechar com chave de ouro, o momento mais esperado: a degustação da cerveja! Cada ingresso dá direito a dois copos gelados e muito bem servidos de Heineken. Cheers!

Heineken Experience

One Response to “Heineken Experience: uma aula de cerveja e marketing”

  1. Paulo Sant'Anna disse:

    Fuja como o diabo da cruz: desinteressante, filas demoradas para apresentação pífia e atendendes grosseiros. 16 euros jogados fora!

Deixe uma resposta