O Arco do Triunfo

O Arco do Triunfo, um dos monumentos mais famosos de Paris, está localizado em uma das extremidades da charmosa avenida Champs-Elysées. A construção do arco de 50 metros de altura foi iniciada em 1806, por ordem de Napoleão Bonaparte como uma forma de homenagear as Forças Armadas Francesas, e concluída em 1836.

Arco do Triunfo

O Arco do Triunfo

A intenção de criar um grandioso monumento foi alcançado. Nas paredes interiores estão gravados os nomes de generais franceses que participaram das mais importantes batalhas ocorridas durante o período do Império. Entalhes em torno do Arco mostram as tropas francesas partindo e retornando de vitoriosas batalhas, além de inúmeras imagens triunfantes do Imperador Napoleão.

Detalhes do Arco do Triunfo
Detalhes do Arco do Triunfo

O Túmulo do Soldado Desconhecido foi adicionado à base do monumento em 1920. A idéia de honrar um soldado morto em combate surgiu durante a Primeira Guerra e o Panteão foi local indicado para receber os restos mortais. No entanto, as associações de ex-combatentes escolheram o Arco do Triunfo como destino final do emblemático morto. A chama da lembrança, adicionada ao túmulo em 1923, é reacendida todos os dias por uma das mais de 900 associações francesas de ex-combatentes.

O Túmulo do Soldado Desconhecido

O Túmulo do Soldado Desconhecido

A plataforma no topo do Arco possibilita uma das vistas mais deslumbrantes da cidade. Mas para chegar lá é preciso vencer os 284 degraus dispostos em uma escada estreita. A melhor estratégia para não chegar sem fôlego ao topo é dar uma pausa no museu que fica na metade do trajeto. Embora pequeno, o museu é muito interessante e conta a história da construção e detalhes dos vários funerais e celebrações que o monunento presenciou durante sua existência.

Vai encarar a escada?

Vai encarar a escada?

Mas todo o esforço é recompensado com uma belíssima visão de Paris! É possível ver a Torre Eiffel, a peculiar colina da região de Montmartre e a igreja Sacre Coeur, o arco de La Defense e as doze avenidas que chegam ao Arco do Triunfo e formam a praça Charles de Gaulle. Embora a praça receba seu o nome oficial em homenagem ao ex-presidente francês, os parisienses se referem a ela como Etoile (que significa estrela em francês), devido ao formato que a praça e suas doze avenidas formam.

Paris vista do alto do Arco do Triunfo

Paris vista do alto do Arco do Triunfo.

7 Responses to “O Arco do Triunfo”

  1. Natália disse:

    Infelizmente, por questão de tempo, quando fomos à Paris tivemos que escolher subir em apenas um lugar. Ficamos com a torre… mas quem sabe na próxima!

  2. Paula disse:

    Adorei as fotos!!!!!

    Vou para Paris em julho e não vejo a hora de desfrutar dessas belas vistas :)
    Super bacana seu blog
    Vou acompanhar tudo ate a viagem
    srsrs
    até

  3. Liliane disse:

    Olá Alexandre,quero agradecer pela ajuda que tenho recebido com as informações legais. Vou a Paris no periodo de 22/12/2012 a 26/12/2012 (natal), pretendo alugar um apartamento proximo a Champs Elysees, rue Du Faubourg saint Honores, vou comprar ingresso para torre antecipado, qual roteiro vc sugere. Valeu

    • Alexandre Costa disse:

      Oi Liliane! Fico feliz em ter ajudado! Depois passar aqui pra contar como foi o aluguel de apto em Paris. Eu já fiz isso em Buenos Aires por duas vezes e gostei muito da experiência.

      Um abraço!

  4. maria esther rolim disse:

    Estive em Paris em outubro de 2012 e voltarei no próximo ano. Amei muito Paris, fico regozijada ao rever as fotos dos locais, que conheci na minha inesquecível passagem por esta maravilhosa cidade. RJ é a mais bela cidade se considerarmos sua beleza natural, mas em charme, beleza arquitetônica, astral Paris é inigualável !
    Abraços
    Maria ESher

Deixe uma resposta